O SC Espinho vai receber a certificação como Entidade Formadora com 4 estrelas, ao abrigo do processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Trata-se de um objectivo plenamente conseguido pelo departamento de futebol do clube. Do relatório da FPF consta o cumprimento dos 73 critérios obrigatórios, com enquadramento proposto para 4 estrelas, o máximo a que o SC Espinho pode actualmente aspirar. A certificação com 5 estrelas exige condições e infra-estruturas que o clube ainda não possui.
Os critérios obrigatórios exigidos nesta certificação abrangeram as seguintes áreas: Planeamento e Orçamento, Estrutura Organizacional, Recrutamento, Formação Desportiva, Acompanhamento Médico-Desportivo, Formação Pessoal e Social, Recursos Humanos, Instalações e Logística, e Produtividade, cumpridos pelo SC Espinho na íntegra.
O processo de certificação de entidades formadoras foi iniciado pela FPF em 2015, tornando-se num factor obrigatório para competir em determinadas provas nacionais ou para registar contratos de formação desportiva.
O processo de certificação do SC Espinho desenvolveu-se ao longo de vários meses, com produção de documentos, implementação de novos métodos organizacionais, aquisição de materiais médicos e outros, auditorias internas e externas, acções de formação e outras actividades, num trabalho coordenado por Bruno Santos, vice-presidente do SC Espinho, e Nelson Capela, director técnico da formação dos Tigres.