Foi há muito tempo já que alguns rapazes falaram pela primeira vez na fundação do Sporting Clube de Espinho. E os velhos papás desses jovens que hoje também já são…papás, estremeceram de terror só em pensar que os meninos queriam andar, como doidos, a traz duma bola de coiro, suando por todos os poros, com joelhos à mostra, aos encontrões uns aos outros e, ainda por cima, rebentando as botas e sapatos.
Há tanto tempo que isso foi…(…) Logo nos primeiros tempos, nos tempos lendários das balizas às costas, os jogadores de camisa branca com colarinho e punhos negros começaram a fazer das suas…Principiaram a dar que falar…Vinham grupos de fora, de Ovar, do Porto, de Aveiro, etc, e a malta de então já levava a melhor.
O antigo Campo das Rolhas e um outro fronteiriço à Fábrica Brandão Gomes, foram os primeiros cartazes de sensação para a boa propaganda e glória do Sporting. É certo que não mereceram prémios chorudos – mas talvez por isso mesmo, foram eles que melhor reclame fizeram ao Club, à terra, à região, à praia e a….Espinho.(…) Mas o Sporting Clube de Espinho não é como os heróis de curta vida que se deixam adormecer nos louros conquistados. Se hoje vale dez, só pensa em valer cem. A alma desportiva é uma alma de luta.
O Sporting possui já, mercê dos esforços das gerações antigas, um passado honroso que o enobrece. Tem tradições que pretende defender com unhas e dentes»
Alberto Valente 1931